Quem sou eu

Minha foto
Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil
Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Economista, graduado pelo curso de Ciências Econômicas da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES/SP. Atualmente, atua como professor e pesquisador da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pesquisa os seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento sócio-ambiental e políticas públicas para o desenvolvimento local.

sábado, 25 de setembro de 2010

Ações da Petrobras

Comprar ações é, sem dúvida, um investimento a longo prazo. Quem compra ações, compra uma parte de um negócio, um pedaço de uma empresa. Por isso, o futuro acionista deve ponderar a perspectiva de lucro, de rentabilidade de seu novo negócio. Esclarecido issso, vamos ao fato.
A estatal monopolista brasileira de petróle, a Petrobras, está vendendo novas ações, está capitalizando, isto é, está buscando sócios minoritários para arriscar na expansão do negócio. Para financiar parte da exploração da camada pré-sal. Mas será que vale a pena?
O acionista corre riscos. No mercado financeiro é comum as ações oscilarem de valor rapidamente, pois estão sujeitas a diversos fatores: crises, boatos, especulações, etc. Porém, o desempenho, ou melhor, o ganho médio dos compradores de ações, no longo prazo, costuma ser maior do que qualquer outro tipo de aplicação financeira. Além da participação do lucro, que, no mercado financeiro, chama-se dividendo, o acionista ganha com a valorização do seu papel, quer dizer da empresa da qual tornou-se sócio minoritário.
Quanto a Petrobras, apesar das baixas momentâneas, a compra de ações dessa empresa se revela um excelente negócio. Lembre-se que, no final dos anos 1990, o Governo permitiu comprar ações da empresa com o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS) e a valorização foi muito boa. Quem não comprou, se arrependeu. Então, se informe e mãos a obra, seja sócio da Petrobras. Maiores informações acesse www.bovespa.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário