Quem sou eu

Minha foto
Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil
Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Economista, graduado pelo curso de Ciências Econômicas da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES/SP. Atualmente, atua como professor e pesquisador da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pesquisa os seguintes temas: desenvolvimento regional, desenvolvimento sócio-ambiental e políticas públicas para o desenvolvimento local.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Revista Orbis Latina - Chamada de Artigos

--> The Orbis Latina journal invites the publication of scientific papers - http://sites.google.com/site/orbislatina/

--> A Revista científica Orbis Latina está com chamada de artigos aberta. Para publicar na revista acesse http://sites.google.com/site/orbislatina/

--> La Revista Orbis Latina invita a la publicación de trabajos científicos. Para publicar en la revista visite http://sites.google.com/site/orbislatina/

sábado, 19 de novembro de 2011

Revista Orbis Latina

Revista Orbis Latina - muchos artículos libres de investigación interdisciplinaria --> http://issuu.com/gilsonoliveira/docs/orbis_latina

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Artigos da Revista Orbis Latina - http://issuu.com/gilsonoliveira/docs/orbis_latina

Se procura um dos assuntos abaixo, acesse a Revista Orbis Latina - http://issuu.com/gilsonoliveira/docs/orbis_latina - que encontrará o que procura:
- PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE ATINGIDOS POR BARRAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS
- DEMOCRATIZAÇÃO SUPRANACIONAL?O CASO DO MERCOSUL
- TERRITÓRIOS COMPLEXOS DA AGROECOLOGIA: inter-relações de fluxos agrícolas, sócio-econômicos e ambientais
- REGIÕES INTELIGENTES COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
- AEROPORTOS E MEIO AMBIENTE: É POSSÍVEL OBTER O DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL?
- A MOEDA SOCIAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL: INSTRUMENTOS PARA UM NOVO PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO?
- ERA DAS CONTRADIÇÕES: O DIREITO AO ESPAÇO OU O FIM DA HISTÓRIA DAS CIDADES?
- CAMBIO CLIMÁTICO Y EL DEBATE SOBRE EL DESARROLLO
- ITAIPU: APROVEITAMENTO DA ENERGIA VERTIDA PARA A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO E PARTICIPAÇÃO EM ENERGIA SUSTENTÁVEL
- ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO VALE DO RIBEIRA-PARANÁ.

domingo, 6 de novembro de 2011

Revista Orbis Latina


Caros, está no ar a primeira edição da Revista Orbis Latina (http://issuu.com/gilsonoliveira/docs/orbis_latina). Trata-se de uma revista científica online de responsabilidade do GIRA - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento, Racionalidades e Fronteira. Esse primeiro número traz vários artigos dentro da temática do grupo.

Vale a pena conferir: http://issuu.com/gilsonoliveira/docs/orbis_latina

Cordiais saudações.

sábado, 17 de setembro de 2011

Carro Chinês

Um ex-aluno da FAE, Luiz Veloso, levantou a questão do carro chinês no facebook, cuja novo IPI elevaria seu preço e reduziria a concorrência no mercado interno. Por isso, teci o seguinte comentário:
"O carro chinês não tem esse poder todo. A quantidade é muito pequena para afetar a concorrência. Traz apenas efeito psicológico, pois o mercado de automóveis é um oligopólio e nele não há concorrência. Para provocar uma mudança nesse mercado seria preciso uma política de modernização e de concorrência de fato, como no início dos anos 90. O que tem-se agora é apenas prática normal de mercado. O carro chinês é mais um "bibelô" que traz status para quem o compra, é o bem substituto de luxo da classe média que ainda não se deu conta de seu custo real. De fato, o carro chinês tem efeito quase nulo no preço dos carros nacionais. É por essa razão que advogo a causa da redução do IPI não apenas para o setor automotivo, que está com o pátio lotado, mas para toda indústria nacional que vive na ociosidade faz tempo.

Acorda Dilma

O governo aumentou o IPI dos carros importados para tentar estimular a venda de carros fabricados no país. Que bom, uma medida política de pouco efeito. Para estimular o mercado interno tem que reduzir o IPI do carro nacional, assim o consumo seria estimulado. Quem compra importado, geralmente carro de luxo, muito raramente vai comprar carro nacional. Acorda Dilma. Essa medida é ineficaz. Daqui a pouco começarão as férias coletivas, as demissões, e teus ministros brincando com medidas ineficazes.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Corrupção no Governo Lula, o quê?

Faz tempo que venho escrevendo sobre isso, mas o eco de minhas palavras era inexpressivo. Agora, quando se fala lá fora, a coisa muda, ouve-se até na lua. Veja reportagem completa no link:


http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/embaixador-v%C3%AA-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-gest%C3%A3o-passada

"A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era 'generalizada e persistente' e atingia todos os Três Poderes. A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder."

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Absurdo!!! O Banco Central é do povo, cadê o dinheiro?

Quisera ser um banco e ter minhas dívidas perdoadas... É mole!

"O Banco Central (BC) vai abrir mão de R$ 18,6 bilhões para que quatro bancos que quebraram nos anos 1990 quitem suas dívidas. Essas instituições estão inscritas no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer)".

.....
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/economia/noticia/2011/09/08/bc-perdoa-r-18-bi-para-bancos-do-
ne10.uol.com.br

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sobre o câmbio valorizado

Qualquer semelhança com a atualidade não é pura coincidência:

"A situação cambial brasileira reflete a total falta de condições de se abandonar a austeridade monetária e a política econômica intrínseca no Plano Real, que, aliás, é o que realmente governa o país. O Brasil vive uma ilusão, em um mundo maravilhoso, tal qual Alice, que ao despertar percebe ser tudo um sonho, no nosso caso, pesadelo. O câmbio valorizado denota a falta de políticas industriais e a falta de comprometimento com o Brasil de amanhã." (OLIVEIRA, G.B. In: Cadernos Fórum Nacional, nº7, abr. 2007, p.104)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Livro América Latina

Encontrei o livro Economia Latino Americana no google livros, onde é possível ler o conteúdo online. Copie o link abaixo e confira:

http://books.google.com.br/books?id=xb8b9t8wGb4C&printsec=frontcover&dq=celso+furtado&hl=pt-BR&ei=VIalTdHDFNSP0QG3y-jtCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CD8Q6AEwBA#v=onepage&q&f=false

Boa Leitura.